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Oliveira Campos Consultoria

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17/11/2023
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O que fazer quando os sócios do escritório não se entendem. Alinhando as ideias sobre o negócio. 1/4

Consultoria

Os sócios patrimoniais têm um papel decisivo em um escritório de advocacia. De modo geral, são eles que dão nome à firma, representam a banca no mercado e estabelecem as diretrizes de atuação para as equipes. Quando esses profissionais são bons de negócio e se dão bem entre si, a firma prospera. Quando eles não se entendem… bem, problemas à vista.

Conflitos entre pessoas que trabalham juntas é algo comum e, de certo modo, podem até ser produtivos para estimular a busca de melhores soluções aos problemas. Quando ocorrem entre os líderes da firma e são mal administrados, no entanto, podem levá-la a extinção. Esse é o caso quando os sócios não se entendem sobre as áreas de atuação em que devem focar, ou entre aqueles que sempre brigam na hora de distribuir os lucros, porque não se entendem sobre valorizar mais quem captou o cliente ou quem executou o serviço.

Em comum, conflitos desse tipo têm o poder de minar os resultados da banca e acabar com a motivação dos sócios. Como disse o líder de uma importante firma em que atuamos: “Sebastião, nosso escritório está andando de lado e hoje venho arrastado trabalhar na empresa que eu mesmo criei”. Como sair dessa situação?

Um princípio básico que adotamos para obter um bom entendimento entre os sócios é “quando as pessoas se entendem bem no atacado, elas não brigam muito no varejo”. Isso significa que se os líderes da firma investirem tempo e recursos para obter consenso entre os temas estratégicos da banca, no dia a dia a gestão escritório funcionará muito melhor.

É isso que vou ajudá-lo a fazer nesse e nos próximos três artigos. A partir de minha experiência em mais de 70 escritórios e mais de 100 empresas atendidas, vou apresentar os pontos sobre os quais os líderes de sua firma devem se debruçar para que todos canalizem energia para o que de fato importa e a firma prospere. São eles:

1º. alinhar as ideias sobre o negócio

2º. ter um bom modelo de remuneração

3º. criar um bom acordo de sócios

4º. desenvolver as habilidades de trabalho em grupo

Comecemos pelo começo, ou seja, pelo que veem como estratégia da banca.

Alinhando as ideias sobre o negócio

Todos nós conhecemos o ditado: para quem não sabe onde quer chegar, todo caminho serve. Esse princípio é válido também para o mundo empresarial. Definir exatamente o que o escritório será nos próximos anos e a estratégia adotada para se alcançar os objetivos, é tarefa vital e deve ser refeita, no mínimo, a cada ano.

Infelizmente, em muitos escritórios que já atuamos os sócios dedicam pouco tempo para as discussões estratégicas, seja por acharem que já está tudo muito claro, seja porque, sozinhos, têm dificuldade tornar essa discussão produtiva. Em uma firma que atendemos, um dos sócios se dizia cansado de falar de estratégia. Afinal, toda vez que iniciavam a discussão, terminavam brigando sobre quem trazia mais cliente e quem deveria ter a melhor remuneração.