O mundo corporativo exige cada vez mais rapidez e clareza dos escritórios que desejam se destacar no mercado jurídico. A comunicação aparece como um ponto fundamental deste processo e demanda algumas mudanças importantes nas organizações jurídicas para que se torne eficaz e produtiva.
O desafio é canalizar as informações buscando melhorar as relações com os clientes, reforçar a satisfação dos advogados, criar meios para o compartilhamento de conhecimentos relevantes por todo o escritório e, o mais importante, aumentar a competitividade da organização no segmento.
Mas, como transmitir a importância desse assunto para sua equipe?
Nesse momento é fundamental, em primeiro lugar, o reconhecimento de que a comunicação é crítica para o sucesso de todos, seja do escritório ou dos seus advogados e sócios. A transparência das informações repassadas e a assimilação dos mesmos são aspectos essenciais nesse contexto.
Em segundo lugar, é preciso assegurar que todos no escritório possuam as habilidades, as ferramentas e os recursos necessários para se comunicarem de maneira produtiva. Para exemplificar, podemos dizer que:
O caminho para facilitar o diálogo não é fácil e demanda tempo. Por maior que seja o esforço do escritório, alguns advogados e colaboradores vão resistir a essas mudanças. Neste caso, o melhor caminho são treinamentos e acompanhamento constante no processo de aprendizagem.
Pela experiência da Oliveira Campos Consultoria em processos de mudança organizacional, identificamos que esses mal-entendidos criados pelos colaboradores geram conflitos no trabalho e dificultam o entendimento de muitas ações.
Para ajudar muitos sócios que enfrentam dificuldades parecidas em suas equipes, criamos o Programa Comunicação Eficaz. O treinamento visa solucionar esses problemas e melhorar o clima organizacional, a partir de uma comunicação mais cordial.
Lembre-se. Outros aspectos também ajudam a diminuir os conflitos e a construir uma imagem corporativa mais clara, como: envolver, motivar e fortalecer o relacionamento com sua equipe.
A comunicação deve ser vista como um processo contínuo pelo qual todos devem fazer parte. É fundamental demonstrar que as formas de diálogo possuem um efeito (seja ele positivo ou negativo), porém somos nós temos um impacto decisivo sobre o resultado dessas ações.