English
 
 
Tel: (11) 3251 1233
Eventos
Eventos
Vídeos
Vídeos
RSS
Assine nosso RSS
EM QUE PODEMOS AJUDÁ-LO?
 
 
Consultoria
Coaching
Treinamento
 
 
ARTIGOS
QUANDO PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO VIRAM PROBLEMAS FINANCEIROS NA EMPRESA
Problemas de comportamento estão na raiz das principais deficiências empresariais. Não é exagero. Podemos comprovar isso com inúmeros casos com os quais já nos deparamos em quase 20 anos trabalhando no desenvolvimento de líderes. Muitos são episódios cotidianos e, aparentemente, inofensivos. Outros, envolvendo sócios ou diretores, são verdadeiros tsunamis, e chegam causando muitos problemas. Tanto uns como os outros deixam marcas importantes nas relações entre as pessoas e, pior, no caixa da firma também.
 
QUANDO PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO VIRAM PROBLEMAS FINANCEIROS NO ESCRITÓRIO
Problemas de comportamento estão na raiz das principais deficiências empresariais. Não é exagero. Podemos comprovar isso com os inúmeros casos com os quais já nos deparamos em quase 20 anos de trabalhos de desenvolvimento de líderes. Muitos são episódios cotidianos e, aparentemente, inofensivos. Outros, envolvendo sócios de escritórios, são verdadeiros tsunamis, e chegam causando muitos problemas.
 
DESORGANIZAÇÃO: QUANTO SEU ESCRITÓRIO PERDE COM ISSO?
Organização não se discute. Todos sabemos de sua importância, tanto na vida pessoal e, mais ainda, em uma empresa. Apesar disso, na quase totalidade dos escritórios de advocacia que atendemos os sócios se queixam das perdas que sua falta acarreta. Tempo é perdido procurando-se aquele documento para anexar ao processo.
 
SEU ESCRITÓRIO SABE PROSPECTAR CLIENTES?
Como todo empreendimento comercial, um escritório de advocacia precisa de clientes. Esta é uma afirmação óbvia, embora a realidade das bancas pareça muitas vezes querer provar o contrário. Conclua você mesmo. Uma organização tradicional possui áreas específicas para atrair clientes e ofertar seus produtos. De modo geral, estes são os propósitos fundamentais dos departamentos de marketing e vendas.
OS ADVOGADOS DE SEU ESCRITÓRIO GERAM O RESULTADO QUE PODERIAM?
Na quase totalidade dos escritórios que atuamos ouvimos todos os dias os mesmos bordões: “nossos advogados são nosso maior patrimônio” “quem faz o sucesso de uma banca são as pessoas”, “a firma não é nada sem nossos colaboradores”, e por aí vai. Embora sejam repetidas com ênfase pela maioria dos sócios, estas frases costumam ser vistas com ceticismo ou mesmo soam como meros clichês. Não por acaso.

Dizer que as pessoas são importantes, embora seja uma afirmação verdadeira, não significa nada se a frase não vier ancorada em dois pilares fundamentais. Primeiro: que os gestores da firma saibam como traduzi-la em boas políticas de pessoal e 2) que eles tenham ferramentas apropriadas para gerir os profissionais do escritório.

 

Comecemos pelo primeiro aspecto. As pessoas são, de fato, essenciais para um escritório. Afinal, são elas que criam, pensam, atendem os clientes, etc. Mas, e a prática disto? Um estudo do pesquisador americano Steven Hunt, propõe que quatro aspectos sejam observados para que a empresa possa dizer “de boca cheia” que realmente suas pessoas são muito importantes. Ele os sintetizou no acrônimo ROAD, em inglês:

 

  • Respect (respeito): as políticas de pessoas dos escritórios devem considerar seriamente o que pensam e sentem os colaboradores. É preciso dar ouvidos às suas opiniões (não necessariamente segui-las). Isso se faz incentivando conversas frequentes entre sócios e demais membros da equipe, por exemplo.

 

  • Objectives (objetivos): deve-se evidenciar a todo instante o que exatamente o escritório espera que cada colaborador atinja. Quais metas? Qual nível de qualidade?

 

  • Awareness (consciência): as políticas devem ajudar os colaboradores a compreender a relação entre seus comportamentos e os resultados gerados (positivos ou não). Isso aumenta o aprendizado das pessoas e, consequentemente, seu desempenho. Feedbacks constantes entre advogado coordenador e os membros de sua célula, por exemplo, são essenciais.

 

  • Dialogue (diálogo): deve-se prezar por uma comunicação aberta e transparente entre todos. Isso gera confiança e compromisso das pessoas com o escritório. Os profissionais tendem a se fixar em locais de trabalho em que confiam.

 

Em síntese, ROAD é o caminho para que seu escritório crie um ambiente propício à motivação, permanência e desenvolvimento dos melhores advogados na banca. Materializar isso exige o entendimento dos quatro fatores listados, além de ferramentas para que os gestores consigam colocar tudo em prática. Um bom programa de avaliação de desempenho é parte fundamental nisto.

 

Há 15 anos atuando no mercado jurídico, descobrimos que a maioria das firmas ainda não faz uso desta ferramenta. Pior, entre aqueles que já a utilizam, poucos conseguem aproveitar todo seu potencial. Isto em função de várias falhas em sua implantação, das quais destacamos como mais comuns:

 

1) - falta de clareza sobre os critérios de avaliação, o que gera desconfiança no programa;

 

2) - falta de preparo para os gestores avaliarem e proporcionarem feedback adequados à sua equipe;

 

3) - ausência de acompanhamento pós avaliação, ou seja, os avaliados descobrem que precisam melhorar, mas ficam sozinhos para desenvolver o que precisam;

 

4) - falta de clareza sobre as regras de promoção ou bonificação derivadas das avaliações realizadas ou regras pouco incentivadoras;

 

5) - falta de software que simplifique todo o processo (envio de formulários, realização das avaliações, processamento das mesmas, acompanhamento pós avaliação, etc.). Executar o programa vira um trabalho árduo e burocrático.

 

Em suma, se ROAD é o caminho para que as pessoas possam ser consideradas realmente importantes em seu escritório, um bom programa de avaliação de desempenho é um carro possante que levará sua firma a obter resultados superiores com os profissionais.

 

Infelizmente, faltava no mercado jurídico programas que materializassem essa afirmação. A maioria dos softwares é genérico demais, voltados para realidade das indústrias, e construídos por pessoas que desconhecem as peculiaridades dos escritórios. Foi pensando nisto que a Oliveira Campos Consultoria desenvolveu o +QPerformance.

 

Como o nome sugere, este é um software que vai muito além da avaliação de desempenho e proporciona diversos benefícios às bancas. Apresentamos apenas quatro deles:

 

  • Alinhamento: o +QPerformace estabelece claramente quais são as competências fundamentais ao escritório e as deixa claro para todos.

 

  • Produtividade individual: ao permitir o estabelecimento de metas por áreas e para cada profissional, o sistema direciona os esforços de cada um para o que realmente importa, aumentando o desempenho.

 

  • Resultados superiores: tanto para as pessoas como para a banca, uma vez que desempenho, desenvolvimento e bonificação caminham juntos no sistema.

 

  • Aprendizado contínuo: uma vez que os gestores do escritório terão informações precisas para apoiar de modo eficaz o desempenho de seus profissionais.

 

+QPerformance foi feito para aquelas bancas que sempre souberam da importância das pessoas para a firma, mas que tinham muita dificuldade em transformar esta ideia em resultados efetivos. Acabaram-se as desculpas.

 

Sebastião de Oliveira

Diretor da Oliveira Campos Consultoria. É Graduado em Marketing pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie). Formou-se em Coaching pela Newfield Network – Washington DC (EUA), uma instituição credenciada pelo ICF (International Coaching Federation). Há mais 15 anos desenvolve projetos de consultoria e treinamento relacionados a estratégias corporativas, principalmente nas áreas de marketing, vendas e recursos humanos.

Compartilhar:
QUAL SUA OPINIÃO? DEIXE SEU COMENTÁRIO:
Nome:
 
 
E-mail:
 
 
 
Sobre nós Soluções para Profissionais Soluções para Empresas Clientes Artigos e Entrevistas Vagas Cadastre seu Currículo
 
 
Assine nossa newsletter
MÍDIAS SOCIAIS
Linkedin Twitter Facebook Youtube
 
 
APRESENTAÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONSULTORIA COACHING ARTIGOS
Copyright 2017 Oliveira Campos Consultoria - Todos os Direitos Reservados.
Rua Carlos Sampaio, 304 - Conjunto 32 – Bela Vista - CEP 01333-020 – São Paulo - SP - Tel. 011 3251-1233 - contato@occonsult.com.br